quarta-feira, 10 de março de 2010

AS POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DO USO DO COMPUTADOR NA PRÁTICA PEDAGÒGICA COMO RECURSO DIDÁTICO


O advento das tecnologias de informação e comunicação está transformando a educação, práticas pedagógicas arcaicas estão sendo substituídas pelas novas tendências que colocam as tecnologias como recursos de grande relevância no processo ensino – aprendizagem. Dentre essas tecnologias está o computador, uma potente ferramenta que oferece uma ampla possibilidade de uso, tornando-se um instrumento essencial na escola para a criação de ambientes de aprendizagem que favoreçam a construção do conhecimento.
O uso do computador na educação tem que ser de acordo a abordagem construcionista, pois oferece mais possibilidade de desenvolvimento de competências e habilidades, uma vez que o aluno vai ser agente do processo ensino - aprendizagem, ou seja, ele utiliza o computador para construir seu próprio conhecimento. É preciso que o professor entenda que as ferramentas computacionais é um recurso a mais na melhoria da qualidade do ensino, tem que haver uma seleção de uso para se adequar aos objetivos propostos.
Para Valente (1998), o computador tem sido usado na educação como máquina de ensinar que consiste na informatização dos métodos de ensino tradicionais; o professor implementa no computador uma série de informações, que devem ser passadas ao aluno na forma de um tutorial, exercício e prática ou jogo. Apesar de serem considerados informatização de métodos tradicionais, pode fazer com que o aluno recrie da sua forma, o que difere é contato com o assunto que é mais prazeroso que uma aula expositiva utilizando apenas livro e quadro.
Os professores têm que usar o computador na sala de aula explorando todas as potencialidades disponíveis. Dentre as possibilidades de uso estão à criação de blogs para a divulgação de pesquisas, trabalhos e atividades; O orkut para a criação de redes de amigos aonde os alunos vão se comunicar, socializar informações, divulgar acontecimentos da comunidade escolar, etc. O MSN pode ser usado para trabalhar a leitura e produção textual, todos os programas Word, Excel, Paint, Power Point, Infopath, Publisher e os softwares educativos se usados de forma correta podem contribuir significativamente para a aprendizagem do aluno.
A internet é a ferramenta computacional onde se encontra o maior número de informações no mundo inteiro, com toda acessibilidade mundial ela oferece vários tipos informações que envolvem todos os conteúdos trabalhados na sala de aula, sendo a principal fonte de pesquisa da atualidade. A escola precisa colocar o aluno em contato com a linguagem eletrônica através do hipertexto e todos os elementos icônicos disponibilizados na web.
As limitações no uso do computador na prática pedagógica envolvem a preparação do professor e a quantidade de computadores que é insuficiente para atender a demanda das escolas. A formação dos professores para a utilização do computador como recurso didático-pedagógico não se limita apenas no domínio da máquina e dos programas, é preciso também ele aprender ou reaprender estratégias que o ajudem a desenvolver um bom trabalho.
Segundo Marinez Fernandes, mesmo com toda a tecnologia presente no mundo, é preciso aprimorar estratégias mais eficazes para que nós, professores/educadores, e os alunos sejamos ou passemos a ser bons comunicadores. Utilizar a informática requer uma mudança que atinge toda a comunidade escolar no que diz respeito ao envolvimento para se desenvolver uma comunicação mais aberta e crítica, para Marinez esse domínio de comunicação requer prática, paciência, persistência e o desenvolvimento de aprender a aprender, de adquirir know-how.
Portanto, a utilização do computador como recurso didático pedagógico requer uma reorganização de todo o contexto escolar, e principalmente as atividades e avaliações de forma a manter um melhor acompanhamento do desempenho dos alunos, reconhecendo as diferenças de aprendizagem. Enfim, a escola precisa desenvolver uma política de inclusão digital em que o computador seja um mediador do conhecimento.



REFERÊNCIAS

Conteúdo Módulo: Informática na Educação: Instrucionismo x Construcionismo.
Conteúdo Módulo: Ensaio: Informática Aplicada à Educação.
Conteúdo Módulo: Informática Educacional.
Fernandez, Marinez de Paula Vendramel. Revista Mundo Jovem: Tecnologias no cotidiano: Desafios para a educação. Nº. 392. Novembro de 2008. Pg. 13.

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