quarta-feira, 10 de março de 2010

ARTICULANDO O PROJETO: CONVERGÊNCIA E CURRÍCULO

Ao oportunizarmos o uso das tecnologias e inserirmos práticas sob mobilidade digital temos que agregar ao currículo metodologias inovadoras de ensino que propiciem aos alunos uma participação ativa e dinâmica na construção do conhecimento. Para Almeida um dos maiores desafios para a efetiva convergência entre tecnologias, mídias e currículo é compreender que o alicerce conceitual dessa integração se fundamenta na aprendizagem ativa, segundo ele essa integração transforma a escola e a sala de aula em um espaço de experiência, formação de cidadãos, vivência democrática e de produção de conhecimento para a vida.
A disciplina de Língua Inglesa, de acordo com as observações feitas durante o período que trabalho com esta disciplina, não é vista como um componente curricular importante na formação do aluno, ela sempre é colocada em segundo plano, a escola nunca dispõem de materiais que auxiliem o professor no desenvolvimento de metodologias inovadoras. Com a tecnologia educacional e a convergência das mídias tornou-se mais fácil desenvolver um trabalho mais interativo e colaborativo envolvendo qualquer assunto, pois é necessário que os alunos estejam motivados para aprender, principalmente porque está enraizado o princípio de que inglês não é uma disciplina de grande relevância.
À medida que as mídias e tecnologias estão sendo incorporadas na minha prática pedagógica, percebo que os alunos estão mais motivados a participarem das atividades que são desenvolvidas. Qualquer conteúdo integrado às mídias resulta numa aprendizagem significativa se forem incorporados simultaneamente métodos novos que coloquem os alunos para desenvolverem suas próprias produções, o papel dos alunos mudou totalmente com a chegada da Web 2.0, sua postura passiva de absolvição de conhecimento é substituída pela participação ativa, interativa e colaborativa, ele utiliza os recursos disponíveis na Web para produzir e divulgar seu conhecimento.
Qualquer prática agregada ao uso das mídias e tecnologias traz resultados positivos para o processo ensino e aprendizagem, todos os trabalhos que já foram desenvolvidos por mim utilizando esses recursos tiveram um bom êxito, os alunos sempre fizeram o que foi proposto nas atividades. O prognóstico que faço deles tendo por referência os fundamentos do currículo no contexto de convergência tecnológica é que eles incorporariam e participariam ativa e interativamente no desenvolvimento de qualquer projeto ou atividade, as tecnologias despertam o interesse dos alunos, independente do que vai ser trabalhado, sempre querem participar. Não há barreira para eles, quando se trata de aprendizagem tecnológica, a forma tradicional é deixada de lado e passam a navegar nas ondas da conectividade e interatividade.
Desde que as tecnologias passaram a fazer parte do currículo da minha disciplina, a postura dos alunos mudou em relação às estratégias pedagógicas, eles estão mais consciente de que a integração das mídias aos conteúdos vai propiciar uma aprendizagem mais sólida e dinâmica. Afinal qual é o aluno que vai querer retornar às velhas metodologias depois de ter utilizado metodologias inovadoras aliadas às principais ferramentas de comunicação e interação? Com certeza nenhum.
Ao terminar de fazer o diagnóstico dos alunos, pretendo desenvolver um projeto interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Inglês e Artes, e acredito que os temas tratados sobre a convergência das mídias servirão de base para nortear todo o procedimento das ações, os alunos vão produzir um vídeo, vão escrever o roteiro em inglês e encenar. Depois que o vídeo estiver pronto eles vão criar um Blog para fazer a divulgação de todo o trabalho. Esse projeto vai envolver várias mídias, além de tornar muito mais prazeroso o ensino dessas disciplinas. E isso é só o começo do meu trabalho, no decorrer do ano estarei desenvolvendo outras possibilidades de uso das tecnologias


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
EPROINFO, Módulo Convergência das Mídias, Etapa 4- Convergência e Currículo, disponível em: www.eproinfo.mec.gov.br, acessado em 28/02/2010

Nenhum comentário: