quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010


FERRAMENTAS PARA PLANEJAMENTO VISUAL

O planejamento visual é composto por aspectos gráficos e estéticos, os gráficos são todos os recursos utilizados na produção da mídia impressa, e os estéticos são os resultados da utilização do gráfico que consiste na transmissão agradável da informação. Atualmente, com o avanço tecnológico, são oferecidos um enorme leque de programas usados pelos designers para a produção da mídia impressa, esses programas trazem muitos benefícios para os aspectos gráficos e estéticos de um planejamento visual devido eles apresentarem ferramentas que auxiliam os designers na criação da arte.
Os programas mais utilizados pelos designers na produção de uma mídia impressa são: Adobe Photoshop CS4, Corel Draw X3, Page Maker, Adobe ImageReady CS.
Photoshop CS4: O novo Photoshop CS4 surpreende em tudo, desde sua interface até as ferramentas mais simplórias. Obviamente que devido aos novos recursos tridimensionais e aos aprimoramentos que o programa traz, um computador de alto desempenho é fundamental para uma boa experiência. O mais fantástico, sem dúvida, são as ferramentas 3D, as quais fazem uma verdadeira revolução no conceito de quem admitia o programa como apenas um programa de edição de imagens. Esse programa apresenta recursos inteligentes que facilitam muito a tarefa dos designers e usuários que procuram um método simples de trabalhar com as dimensões das imagens sem alterar as proporções. O Adobe Photoshop continua sendo o principal programa no setor de edição de imagens.
Corel Draw X3: O Corel Draw é uma das mais poderosas ferramentas para se trabalhar com gráficos vetoriais, se não a mais poderosa. É extremamente confiável, sua execução é estável e permite desempenhar projetos com qualidade inigualável. A interface presa pela facilidade de uso, com ferramentas dispostas em lugares intuitivos, além auxiliar o designer na execução de cada uma delas.
As aplicações auxiliares, como o Bitstream Font Navigator e o Corel Photo Paint tornam a experiência de uso ainda melhor, em se tratando de imagens vetoriais, a suíte de aplicativos Corel Draw dá um verdadeiro show.
Page Maker: O software Adobe Page Maker 7.0 é o programa de layout de páginas ideal para profissionais da área de negócios e educação, como também para os pequenos empresários e para os que possuem escritório em casa, que queiram criar publicações de alta qualidade como folhetos e boletins informativos.
Apresenta elementos gráficos e ferramentas de design intuitivas, que resulta em uma comunicação personalizada.
Adobe ImageReady: O ImageReady CS4 é mais nova versão desse programa que cria, edita e converte gifs e imagens. Image Ready reúne, de forma muito competente, tudo o que se precisa para exportar imagens decentes para a Internet, gerando compressões corretas, otimizações refinadas, animações em GIF e até páginas HTML prontas, com efeito, de rollover.  Os recursos disponíveis nesse programa são mais complicados de usar do que os do Photoshop.
Todos esses programas apresentam as mais avançadas ferramentas digitais que auxiliam os designers na produção de todas as mídias impressas, e a cada ano surgem novas versões muito mais avançadas que as anteriores.
 Eles podem ser usados na educação para trabalhar em sala de aula com alunos em todas as áreas de conhecimento, pois os mesmos apresentam recursos que podem ser utilizados para desenvolver qualquer conteúdo. A utilização desses programas na educação sem sombra de dúvidas pode promover a modernização do processo ensino e aprendizagem, pois nas escolas os professores primam pelo uso dos softwares mais conhecidos como Word, Excel, Paint e a internet. Acredito que se esses programas fossem utilizados, os alunos teriam uma maior oportunidade de desenvolver sua capacidade criativa e cognitiva.
REFERÊNCIAS
< pt.wikipedia.org/wiki/IMAGEREADY> Acessado em 20 de novembro de 2009.
< pt.wikipedia.org/wiki/PAGEMAKER > Acessado em 20 de novemdro de 2009.
< www.terra.com.br> Acessado em 20 de novembro de 2009.
SESSAK, Júnior Iaroslau. Photoshop / Iaroslau Sessak Júnior. São Paulo: Easycomp – Tecnologia de Ensino em Computação e Editora, 2006.
SESSAK, Júnior Iaroslau. Corel Draw / Iaroslau Sessak Júnior. 3. ed. São Paulo: Easycomp – Tecnologia de Ensino em Computação e Editora, 2006.