quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010


Aprendizagem com mobilidade


O século XXI é conhecido como o século da informação e da comunicação, pessoas estão cada vez mais interligadas, graças a softwares como Messenger, Orkut, ou serviços móveis, como MMS e SMS e em aparelhos cada vez menores. Os Ipodes, Iphones, celulares, notebooks estão populares e facilitam a busca por informação. Diante de toda essa tecnologia vê-se a necessidade de incluir essas ferramentas no processo educacional para facilitar a busca de informação e melhorar o processo ensino e aprendizagem.
 Atualmente há uma lista enorme de aparelhos usados, mas há vários outros que ainda precisam ser incorporados no meio escolar para maximizar a qualidade do ensino. O computador tem sido uma das melhores ferramentas usadas, mas novas tecnologias estão surgindo, principalmente as móveis, que podem melhorar de forma significativa a aprendizagem dos alunos, porque são ferramentas que eles já dominam. A tecnologia móvel além de se poder acessar uma enorme quantidade de dados em tempo real, são mais fáceis de serem usados, não necessitam de espaço e podem ser usados em qualquer local.
As tecnologias móveis têm um grande potencial em termos de comunicação e informação. Pode-se navegar na web, fazer pesquisar e bater papo com esses aparelhos. Isso significa que o aluno pode ter o mundo na sala de aula, o que facilita muito o aprendizado, porque, além de um livro, ele pode pesquisar nos mais variados sites e ter a infomação ali, na sala de aula, em um curto período de tempo. Os professores poderão usar notebooks para o planejamento de uma boa aula, para a apresentação de algum projeto, para mostrar vídeos de determinado tema.
O que mais impressiona nesses aparelhos móveis é o seu tamanho. Alguns chegam a caber na palma de sua mão, outros são leves, do volume de um caderno e possuem avançados softwares de pesquisa, bate papo, processadores de textos, photshops, etc. Todos com acesso garantido à Internet, esse é o real significado da frase: “O mundo na palma da sua mão”. È mesmo um sonho a mobile learning, mas esse sonho pode se tornar uma realidade e fazer parte do nosso cotidiano escolar. Enquanto educadores temos que estar atualizados com o mundo para que o nosso trabalho seja de qualidade e prepare o aluno para a vida. Jamais podemos ficar alheios às mudanças tecnológicas.


2 comentários:

Unknown disse...

ESTI TRABALHO FOI MUINTO IMPORTAMTE Q DEUS COMTINUI LHE A BENCOAMDO

Anônimo disse...

10 videos of the show at the MGM Grand (2021)
YouTube Videos: The show at the MGM Grand (2021). MGM Grand. The cast of “The Walking Dead” on the CBS Drama and Drama series “The free youtube to mp3