quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

RECURSOS DIDÀTICOS

• Conceito de recursos didáticos

Os recursos didáticos são as ferramentas utilizadas pelo professor para facilitar o processo ensino-aprendizagem, eles podem ser os mais simples como o pincel, apagador ou os mais sofisticados como o computador, data show, câmera digital. A teoria da comunicação os define como o canal através do qual se transmitem as atividades docentes, são o sustento material das mensagens no contexto de sala de aula, qualquer objeto pode ser um recurso desde que estabeleça uma relação de interação recíproca com o aluno na construção do conhecimento, ou seja, é o meio para se chegar a um fim.
A capacidade que os recursos têm de despertar e estimular os mecanismos sensoriais, principalmente os audiovisuais, faz com o aluno desenvolva sua criatividade tornando-se ativamente participante de construções cognitivas. A utilização de recursos consiste em uma mudança que abrange desde o próprio uso como também a postura do professor em abandonar práticas tradicionais que não se enquadram nos novos padrões educacionais.

• Função dos recursos didáticos

Os recursos didáticos têm como função aumentar o alcance das mensagens, ou seja, fazer com que o maior número de alunos possa assimilar o conhecimento. Dessa forma, quanto maior a diversidade de recursos, melhor é a aprendizagem, pois se os estudantes não conseguem entender com um método, o uso de um segundo método pode melhorar o entendimento e fixar a mensagem para quem já compreendeu. No mundo globalizado, já não é possível se caminhar sem o uso das novas tecnologias de informação e comunicação, a comunidade escolar já percebe a importância das tecnologias como ferramenta didático-pedagógica na educação, e como instrumento de mudanças no processo de ensino e aprendizagem.
O espaço escolar deve ser visto como um espaço de constantes mudanças, onde o aluno possa, de forma participativa, interagir positivamente na construção do conhecimento. Dentre os recursos tecnológicos mais avançados, está o computador com todas as suas potencialidades, inclusive a internet que é uma fonte diversificada de pesquisa de conteúdo, uma fonte de atividades variadas e interessantes multimídias, imagens, software, sons, textos, etc. Sendo o professor uma peça importante no processo pedagógico como orientador e mediador, por meio de um roteiro bem definido dos temas abordados, fornecendo pistas, questionando posições e estratégias, promovendo perspectivas de análise mais crítica por parte dos usuários. È de suma importância que ele tenha clareza de qual é objetivo do uso do computador como ferramenta pedagógica.

• Possibilidades e limitações da utilização dos recursos

Na minha prática, os recursos didáticos são ferramentas indispensáveis para dinamizar todo o trabalho que é desenvolvido dentro e fora da sala de aula. Se formos pensar na diversidade de recursos que a tecnologia disponibiliza, a escola pública ainda é muito pobre e deficitária, mais precisamos utilizar tudo que temos a nossa disposição para criarmos ambientes favoráveis de aprendizagem.
Quando o professor entra na sala de aula, ele já está com os recursos básicos da profissão que são livro, quadro, pincel e apagador, é necessário agora que isso mude, não podemos mais continuar nessa mesmice que perdura há séculos. Realizar atividades pedagógicas dinâmicas e mais atraentes é papel do profissional da era tecnológica, sabemos que as escolas apresentam algumas limitações quando o assunto é recurso, mas o que nos é disponível tem que ser utilizado de forma eficaz e prazerosa, porque eles podem contribuir para o desenvolvimento do educando preparando-o para o exercício da cidadania e para o mercado de trabalho. Ensinar com as novas tecnologias só será proveitoso se mudarmos nossos paradigmas tradicionais, que mantêm distantes professores e alunos.


Referências

Conteúdo módulo: Recursos didáticos
Dos Anjos, Josenilson Vieira. O computador como instrumento didático-pedagógico. Revista Mundo Jovem. Ed. Março de 2008. Pg. 15.





8 comentários:

Unknown disse...

Muito bom!

Unknown disse...

Obrigado por este maravilhosos conteúdo!!!
Sucessos para si e muita felicidade.

Unknown disse...

Muichas gracias

Unknown disse...

muito agradecido mudou muita coisa

Unknown disse...

Fanático é que tenho para dizer a este autor ele foi mito simples para uma boa reflexão.

Unknown disse...

Continue fazendo seu trabalho, este ajudou imenso.

Unknown disse...

GOSTEI

Mariano disse...

Os objetivos didáticos
quais seriam nesse texto