quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010


Roteiro Literário para a criação de um vídeo
( Produzido por Silviane de Jesus Vieira)
1  Sinopse: Este vídeo vai trabalhar a disciplina de Língua Inglesa abordando os conteúdos: Modal Verbs, Simple Present/ Vegetables and Fruits/ Foods and Drinks de forma contextualizada, visando o desenvolvimento da habilidade Speaking (fala).

2. Roteiro:
2.1.      Plano geral da escola Vespasiano Ramos;
2.2.      Plano geral dos jovens conversando em frente à escola;
2.3.      Plano geral da rua em que os jovens caminham rumo à lanchonete;
2.4.      Plano geral da lanchonete;
2.5.      Plano geral dos jovens conversando na lanchonete;
2.6.      Plano geral da saída dos jovens da lanchonete.

3. Roteiro de Filmagem:
3.1.      Cena 1: Plano geral da escola Vespasiano Ramos ext/ dia
Câmera: passeia pelo lado externo da escola Vespasiano Ramos. Quando de repente um grupo de jovens sai da escola.

3.2.      Cena 2: Plano geral dos jovens conversando em frente à escola ext/ dia
Câmera: focaliza bem os rostos dos jovens conversando.
Elem olha para Lorrany e fala:
_ What about do we go to snack bar? (Que tal nós irmos à lanchonete?)
Lorrany responde ansiosa:
_ All right, I love snack bar. (Eu adoro lanchonete)
Thiago e Fernando dizem:
_ We go with you, ok! (Nós vamos com vocês, ok!).
As duas garotas respondem:
_ That’s ok! (Tudo bem!)

3.3.      Cena 3: Plano geral da rua em que os jovens caminham rumo à lanchonete ext/ dia
Câmera: passeia pela rua e focaliza os jovens caminhando e conversando.
Elem pergunta para Thiago:
_ Do you like strawberry ice cream? (Você gosta de sorvete de morango?)
Thiago responde:
_ Yes, I do. I love strawberry ice cream very much. (Sim, eu gosto. Eu amo muito sorvete de morango.)
Lorrany pergunta a Fernando:
_ Do you like apple pie? (Você gosta de torta de maçã?)
Fernando responde:
_ I hate apple pie, but I love chocolate pie. What about you? What do you like to eat? (Eu odeio torta de maçã, mas eu adoro torta de chocolate. E você? O que você gosta de comer?)
Lorrany responde:
_ I like to eat French Fries, Milkshake and hot dog. (Eu gosto de comer batata frita, milkshake e cachorro-quente.)
3.4.      Cena 4: Plano geral da lanchonete ext/ int/ dia
Câmera: passeia por fora e por dentro da lanchonete focalizando todos os detalhes do ambiente. Os jovens chegam à lanchonete e sentam-se.

3.5.      Cena 5: Plano geral dos jovens conversando na lanchonete int/ dia
Câmera: focaliza bem os rostos dos jovens conversando.
Elem:
_ Waiter, may I have the menu, please? (Garçom, eu posso ter o cardápio, por favor?)
Garçom:
_ Yes, here it is. (Sim, aqui está)
Elem:
_ I’d like pineapple juice and cheese sandwich. What about you Lorrany? (Eu gostaria de suco de maçã e sanduíche de queijo. E você Lorrany?)
Lorrany:
_ I’ll have a turkey sandwich and orange juice. (Um sanduíche de peru e suco de laranja)
Thiago:
_ Me too. (Pra mim também.)
Fernando:
_ I’d like a hamburger and some French Fries. (Eu gostaria de um hambúrguer e umas batatas fritas.)
Garçom:
_ Any dessert? (Alguma sobremesa?)
Elem:
_ A piece of cheese cake, please. (Um pedaço de bolo de queijo, por favor)
Lorrany:
_ A vanilla ice cream for me, please. (Um sorvete de baunilha pra mim, por favor.)
Fernando:
_ A milkshake of chocolate, please. (Um milkshake de chocolate, por favor)
Thiago:
_ A mango ice cream, please. (Um sorvete de manga, por favor.)
Garçom:
_ Anything else? (Algo mais?)
Fernando:
_ No, thanks. (Não, obrigado)

3.6.      Cena 6: Plano geral da saída dos jovens da lanchonete ext/ dia
Câmera: passeia em frente a lanchonete no exato momento da saída dos jovens.
Thiago:
_ It was wonderful, bye. (Foi maravilhoso, tchau)
Elem:
_ Bye-bye, see you tomorrow. (Tchau, até amanhã)
Fernando e Lorrany:
_ Bye-Bye. (Tchau - tchau)


4. Referências:
Rocha, Analuiza Machado. Ferrari, Zuleica Águeda. Take your time vol. 4, Editora Moderna.
Broderick, Peter. Stolaroff, Mark. Veneruso, Tara. Guia básico para a produção de um filme digital. Revista FilmMark.
Guia de layout master scenes.